Obrigada

Obrigada

terça-feira, 24 de março de 2015

DENGUE: CASOS AUMENTAM NO SUDESTE DO PAÍS

dengue 2015SÃO PAULO – Os casos de dengueaumentaram muito no ano de 2015. Segundo o Ministério da Saúde, Janeiro de 2015 apresentou um aumento de 57% dos casos com relação ao mesmo mês de 2014. Um dos motivos para esse grande aumento é a crise hídrica, que atinge principalmente a região Sudeste. Com a redução do abastecimento, muitas pessoas estão acumulando água em baldes e caixas d’água, o que favorece a proliferação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.

Entenda a dengue

A dengue é uma doença viral transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Atualmente há 4 sorotipos do vírus no Brasil, DEN1, DEN2, DEN3 e DEN4, sendo este último a variedade mais recentemente introduzida. O mosquito está adaptado a regiões quentes e úmidas e carrega o vírus e o transmite ao sugar o sangue do paciente. Ele põe seus ovos em água limpa e parada e de preferência ao abrido da luz. Além da dengue, o mosquito também transmite outras doenças como a febre chikungunya e a febre amarela.
Após a picada, o período de incubação (tempo entre a exposição e aparecimento dos sintomas) varia entre 3 e 14 dias, sendo que eles normalmente aparecem dentro da primeira semana de contágio. Os sintomas característicos incluem febre alta de início súbito, dores musculares e articulares, fadiga, forte dor de cabeça e possíveis erupções cutâneas. Embora muitos pacientes melhorem espontaneamente após alguns dias, algumas pessoas evoluem para um caso mais grave, a dengue hemorrágica que pode ser fatal. Nesse estágio, o paciente apresenta sangramentos gastrintestinais e em mucosas.
O tratamento visa à melhora dos sintomas com uso de antitérmicos, analgésicos e líquidos para repor a desidratação. Se a pessoa tem suspeita de dengue, ela não deve consumir produtos à base de ácido acetilsalicílico (como a aspirina), uma vez que esse composto pode aumentar a hemorragia.

febre dengueAumento dos casos no Sudeste

O aumento dos casos de dengue no Sudeste tem sido alarmante. De acordo com dados do Ministério da Saúde, houve aumento de 64% dos casos somente na cidade de São Paulo. Uma cidade do Estado de São Paulo particularmente afetada pela dengue é Sorocaba, no interior do estado. Já foram registrados cerca de 22 mil casos neste ano, o que tem causado grande transtorno para a rede pública de saúde que não consegue atender a todos os pacientes. Ao todo, o Estado de São Paulo já concentra mais da metade dos casos de dengue de todo o país em 2015. O governo assume que o aumento da incidência é devido ao armazenamento de água feito de maneira não adequada.

Dengue nas outras regiões do país

Outros estados em alerta de dengue incluem o Acre, que apresenta a maior incidência da doença com 695,4 casos a cada 100 mil habitantes, seguido de Goiás (401 casos a cada 100 mil habitantes). De acordo com o Ministério da Saúde, Cuiabá é a única capital brasileira em situação de risco, entretanto outras 18 estão em situação de alerta: Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Campo Grande, Fortaleza, Goiânia, Macapá, Maceió, Manaus, Palmas, Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo e Vitória.

dengue mosquitoPrevenção

A maneira mais eficiente de prevenir a dengue é evitar o acumulo de água limpa, sobretudo em locais abrigados da luz. Alguns locais reservatórios do mosquito da dengue incluem calhas, caixas d’água, pratos de vasos de plantas, pneus, baldes, latas vazias, garrafas, piscinas, dentre outros.
Verifique semanalmente no seu quintal ou jardim se não há nenhum local que possa acumular água da chuva. Se você está juntando água, certifique-se de sempre fechar o reservatório e evitar que ele fique exposto. No caso de piscinas, use produtos de limpeza e, sempre que possível, cubra a superfície.
Agentes sanitários das prefeituras municipais estão passando na casa dos cidadãos para alertar sobre a dengue e dar dicas de como interromper o ciclo de vida do mosquito. Se você tem alguma dúvida sobre esse assunto, dirija-se à unidade básica de saúde do seu bairro.

23 de Março de 2015. Texto escrito por Matheus Malta de Sá (farmacêutico, USP). Fotos: Criasaude e Fotolia.com
http://www.criasaude.com.br/noticias/2015/011/dengue-casos-aumentam-no-sudeste-do-pais.html

2 comentários:

  1. Oi vim agradecer a visita e dizer que também estou te seguindo. Gostei de conhecer seu cantinho, tem muitas noticias interessantes aqui. Com certeza é um blog com conteúdo que torço para vc vencer as adversidades e seguir em frente se tornando uma Guardiã da Blogosfera como nos que ainda resistimos. Seu post sobre a dengue é muito informativa e com muitas maneiras de prevenção. Bem elaborado e escrito, gostei muito. Prazer em conhece-la. Bjos e uma ótima sexta-feira.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo, deixe sua mensagem, Obrigada pela visita. Maria Lopes.