Obrigada

Obrigada

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Feliz Páscoa


Novo Significado



0 retorno ao trabalho traz-me à lembrança um poema de Thomas Merton. Poema sobre um fabricante de rodas, de 70 anos, falando de sua longa experiência:
"Quando fabrico rodas,
se vou com calma, elas caem.
Se vou com violência, elas não se ajustam.
Se não vou nem com calma, nem com violência,
elas se adaptam bem.
Isso não podeis transpor em palavras:
tendes apenas de saber como se faz.
Nem mesmo posso dizer a meu filho
exatamente como é feito,
e o meu filho não pode aprender de mim.
Então, aqui estou — com setenta anos,
fabricando rodas — ainda".
A criação é nova a cada amanhecer. Por força do milagre realizado pelas mãos humanas.
As mãos do trabalhador universal, és mãos calejadas do agricultor, do pedreiro, dão feições novas ao mundo.
Fabricar motores, varrer a casa, construir edifícios, lavrar a terra, preparar uma aula, engraxar sapatos, cuidar de um doente, nada é insignificante para quem faz do trabalho ofertório.
E de Charles Péguy esta observação: "Durante toda a minha infância, vi empalhar cadeiras exatamente com o mesmo espírito e coração, com as mesmas mãos com que este povo constrói suas catedrais".
A vida é sempre grande valor a ser buscado. O projeto de Deus para conosco é vida em abundância.
Ao concluir seu trabalho, na manhã da criação, fixando sua obra, Deus viu que tudo era bom.
Mas o homem usou mal da liberdade que Deus lhe deu. Como conseqüência, comerá o pão com o suor do seu rosto.
Daí por diante o trabalho o acompanha, até que o anjo do Senhor, na manhã de Páscoa, anunciou ao mundo que Cristo havia ressuscitado. O Novo Adão restaurou todas as coisas, mas não tirou do mundo o trabalho e o sofrimento. Deu-lhes, porém, novo significado.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo, deixe sua mensagem, Obrigada pela visita. Maria Lopes.