Obrigada

Obrigada

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

26 de Agosto Dia Internacional da Igualdade da Mulher

26 de Agosto Dia Internacional da Igualdade da Mulher 



Dia Internacional da Igualdade Feminina. Entre todas as formas de discriminação sofridas pelas mulheres, a violência física é a mais agravante, embora ainda as pesquisas revelem que os salários dos homens são maiores do que os das mulheres, e que eles são a maioria nos cargos de chefia, ainda assim conseguimos avançar ao longo da história.
Duas das sete Constituições consolidadas no Brasil: A primeira (1824) é omissa quanto à mulher que não tinha direito ao voto, não podia se candidatar e os direitos sociais estavam voltados exclusivamente aos homens; Já a Constituição de 1988 consolidou a igualdade entre os sexos; a proibição de distinções de qualquer natureza, bem como a igualdade de direitos e deveres independente de cor, raça e sexo.
Por volta dos anos 80 foram criadas delegacias especiais de atendimento às mulheres, centros de saúde e abrigos para atender as mulheres vítimas de violência física. Porém o fato de existir resistência aos novos valores conquistados fez com que nós, mulheres do movimento sindical, investíssemos na conscientização das questões da discriminação e da violência nas fábricas, nas empresas e no próprio meio sindical, solicitando especialmente a participação dos companheiros homens, para que abracem esta luta também.
O objetivo é caminhar em direção ao fim do Dia Internacional da Igualdade Feminina, que de fato ela seja alcançada e que então possamos avançar nas questões que envolvem os direitos e deveres dos trabalhadores e trabalhadoras, reivindicando de forma igualitária melhores condições de trabalho e emprego.
Fonte: FSindical.org



http://antigo.blumenews.com.br/index.php/colunas/colunas/item/7232-comemoracoes-em-26-de-agosto

2 comentários:

  1. Oi Maria vim conhecer teu blog e gostei de teus questionamentos aqui. Desconhecia esta data comemorativa : Dia da Igualdade da Mulher. Puxa ter que falar ainda dessa forma, em pleno ano 2015 , parece mesmo muito incoerente...Igualdade a começar pela forma que existem os empregos Brasil afora, ainda pagando menos e dando cargos que não os mais altos,para as mulheres, em geral, é ver que ainda temos muito a reinvindicar.
    Sucesso nesse caminho , para todas nós.
    Abraço e bom final de semana que inicia .
    Abraço

    ResponderExcluir

Seja bem vindo, deixe sua mensagem, Obrigada pela visita. Maria Lopes.